Hoje, numa pequena discussão com a minha amiga Cátia do Blog My Pretty Pets, fiquei a pensar em qual será a diferença entre ter um trabalho ou ter um emprego.
Por palavras minhas, ela afirma que um trabalho é quando as funções que temos numa determinada empresa ou entidade empregadora exigem esforço físico da pessoa em questão, ou seja, significa mesmo "bulir". (Exemplos: Trabalhar na construção civil, cafés, restaurantes, etc); enquanto que, um emprego, é algo mais "soft", que não exige tanto de nós fisicamente (Exemplos: secretariado; call-center; etc).
Passo a citar a opinião dela:
"Na minha opinião um emprego é algo que todos procuram, em que não tenham que sujar as mãos, que não tenham de se esforçar para chegarem ao fim do mês e terem o ordenado na conta. Um trabalho é algo que exija esforço, seja físico ou mental."
Será mesmo que é assim? Para mim, um emprego é o acto de estar a exercer uma profissão, ou seja, aquilo para o qual somos formados. Um trabalho são funções que podemos exercer numa determinada empresa sem ser necessário termos uma formação específica para isso. Por exemplo, os jovens trabalhadores-estudantes têm um um trabalho que podem conciliar com os estudos, para mais tarde poderem ter um emprego bom e estável.
O que é que vocês acham? Qual a diferença entre trabalho e emprego? Será a mesma coisa?
emprego para mim é emprego, tudo o que seja trabalho, exija mais esforço físico ou não, mais força ou mais cabeça...
ResponderEliminarnão sei porquê li as duas e pareceram-me as duas completamente válidas .
ResponderEliminar