quinta-feira, 27 de março de 2014

Dieta Detox ou Desintoxicante - O que é?

Já queria fazer este post há algum tempo. Mas confesso que tive algum receio, alguma hesitação em fazê-lo, porque sei que muitas pessoas vão logo pensar e/ou dizer: "Pois, falta pouco mais de dois meses para o verão, já começam as miúdas todas malucas a fazerem dietas parvas que não dão em nada!". Mas nada disso (claro que o verão é uma boa fonte de motivação). 

Queria partilhar aqui no blog algumas pesquisas que fiz sobre uma "dieta" que anda muito na moda (se é que se pode chamar de dieta, eu cá chamaria de estilo de vida ou de regime alimentar).

O que é?
A "Dieta" Detox baseia-se no consumo de frutas, vegetais e legumes, todos misturados num único sumo: o Detox.

Porque é que se chama Detox?
Porque a principal característica destes sumos, é desintoxicar o nosso organismo de excessos cometidos, por exemplo, em festas, jantares, ou até mesmo com acumular de várias semanas ou meses a comer "mal" (comidas rápidas, pobre em nutrientes, etc). Para além disso, esta dieta pode ajudar a que os nossos órgãos funcionem ainda melhor, dependendo dos alimentos escolhidos em cada sumo.

Formas de realizar a "dieta":
Existem várias maneiras de fazer esta dieta. A principal forma de a levar em frente é fazendo um regime em que, durante dois ou três dias, apenas se bebem estes sumos, em todas as refeições do dia. Existe uma variante deste regime em que se bebem os sumos apenas ao pequeno almoço e ao lanche, sendo que ao almoço e ao jantar apenas se come à base de verduras e frutos (incluindo os frutos secos). Estas duas variantes são as indicadas para quem quer fazer uma desintoxicação e eliminar algumas toxinas acumuladas no corpo.

Por outro lado, existem pessoas que incluem os sumos Detox na sua alimentação normal do dia-a-dia, como forma de terem um suplemento alimentar. Como? Bebendo, por exemplo, um sumo destes juntamente com o pequeno-almoço ou como substituto do lanche (como eu costumo fazer). Outras pessoas podem, até, fazer todas as refeições de forma normal e apenas substituir o jantar pelo sumo, de forma a que o jantar seja mais leve, ajudando quem quer perder peso. Para além disso, é uma forme de consumirmos alguns nutrientes que, de outra forma, não consumiríamos!

Que alimentos incluir nos sumos Detox?
Praticamente todo o tipo de frutas e legumes, dependendo do tipo de efeito que queremos para o nosso organismo. Desde couves, beterraba, agrião, pepino, tomate, cenoura, maçã, limão, laranja, frutos vermelhos, banana, ananás, etc. A água também é muito importante que seja incluída. Há quem utilize, também, uma base de chá em vez de água. Pode-se acrescentar, ainda, algumas sementes como as de linhaça e as de chia. As bagas de goji também são boas para quem quer perder peso.

Não sou nutricionista nem algo que se pareça, apenas estou a transmitir alguns dos conhecimentos que adquiri em pesquisas, observação de experiências de outras pessoas e conversas.

O que acham da "dieta" Detox? Já fizeram alguma? O que têm a dizer sobre este assunto?



4 comentários:

  1. Olá, encontrei o teu blog há algum tempo e tenho vindo a gostar bastante da diversidade de informações que partilhas. :)
    Em relação ao Detox, eu há cerca de 2 meses comecei a substituir os lanches e pequenos almoços por isto, faço essencialmente com citrinos e tomates. Já perdi cerca de 3 kg, mas o que noto mais, é a diferença de volume.
    Continua com o teu blog.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Obrigado por seguir o blog, fico contente por saber que os assuntos aqui partilhados são de interesse para muita gente.
      Eu neste momento estou a substituir apenas os lanches, mas como só comeceu há cerca de uma semana, ainda não noto nada, tirando o inchaço abdominal que sinto estar a diminuir. Já agora, há quanto tempo está a fazer esse regime? 3kg é muito bom! Parabéns!

      Beijinhos,
      JoanaCruz

      Eliminar
  2. http://www.theguardian.com/lifeandstyle/2014/dec/05/detox-myth-health-diet-science-ignorance

    ResponderEliminar
  3. Fiz uma Dieta Detox quando estava a escrever sobre isso nas últimas semanas e os resultados são muito bons. Apesar de ter perdido apenas 3 kilos mudei imenso os meus hábitos alimentares. A melhor parte da dieta Detox são os sumos que são deliciosos. Gostei muito do artigo.

    ResponderEliminar

Deixa a tua opinião!

Poderás também gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

A Minha Perda de Peso

LilySlim Weight charts